terça-feira, 25 de novembro de 2008

CAPÍTULO FINAL

“Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de D. Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.”

7 comentários:

Vivian, Scarlet, Rodrigo e Aurea disse...

Nesse último capitulo, Machado faz um resumo da vida de Brás Cubas, na qual ele se ateve a buscar o sucesso profissional e deixou de lado a sua vida pessoal. Porém no fim da história ao colocar os pontos na balança percebeu que apesar de todo seu esforço o Emplasto não deu certo e muito menos a sua vida pessoal, pois não se casou e nem teve filhos. Como deixa claro nos trechos: “Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento.”; “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria”.

Grupo: Scarlet, Vivian, Rodrigo e Aurea.

Ananda V. Sgrancio disse...

Neste capítulo ele mostra o que afinal aconteceu com os seus desejos: nada deu certo; Fazendo o leitor a refletir - quando ele fala: "(...)qualquer pessoa imaginará que saí quite com a vida(...)" - que de que adianta passar pela e não realizar os seus sonhos? (está aí mais uma caracteristica dos textos de Machado de Assis, fazer com que o leitor não só leia mais também reflita) e trata, também, a nossa existência de forma irônica e de certa forma negativa: "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria." (outra caracteristica dos textos de Machado de Assis: irônia)

Grupo: Ananda, Bianca, Mayara, Gabriella e Lohaina

Unknown disse...

Neste último capítulo o autor nos passa uma idéia de arrependimento pelo que ele não conseguiu alcançar na sua vida como casamento e filhos. Porém parece menos arrependido quando diz "Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de D. Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba."

Grupo: Marcio, Tiago e Gustavo

Unknown disse...

Por este último capitulo Braz Cubas diz que não passou a ningém o legado miseravel da vida, pois a mulher que el amou era casada e não poderia lhe dar filhos nem se casar.
Mas pelo que pude perceber, ele ainda pode se dedicar a escrever suas memorias sendo que não precisava trabalhar,não obteve sucesso com o emplasto pois morreu antes de terminar suas pesquisas.
Tudo o que ele não obteve como casamento, reconhecimento e outros, foi trocado pela sua riquesa.Que prova que ne todo mundo pode ter todas as coisas do mundo.

Unknown disse...

No capítulo final de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Brás Cubas avalia sua vida como positiva ou negativa.
No decorrer do capítulo, Brás Cubas transmite ao leitor os saldos negativos que teve, como por exemplo, o fracasso do emplasto, e o não conssentimento de seu casamento, e também não se torna ministro.
O ponto positivo que obteve foi que Brás Cubas não teve filhos e, como disse "não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.”

Grupo: Eduardo, Júlia, Paulo Victor e Raquel.

bruna disse...

Por fim Brás Cubas retratou o fracasso de sua vida, nenhum de seus planos, objetivos se concretizaram, seu balanço de vida foi por completo negativo, porque alem de não ter realizado nada de concreto não deixou nenhum herdeiro para prosseguir com o nome de sua família, a qual herdou tudo o que por fim gastou.
Cubas por fim viu que sua vida foi um mar de misérias e a todo o momento falava isso ao leitor, eternizando assim machado de Assis por sua obra literária revolucionaria.

Esse texto não foi postado antes devido a um problema no computador da componente Bruna em relação ao site e a postagem.

Grupo : bruna, lohaine, estela e maressa.

Unknown disse...

No último capítulo, o autor,Machado de Assis,faz, com se fosse uma conclusão do que aconteceu na vida de Brás Cuba, e mostra que o que pretendia não alcançou.
..."não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria!"